segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Respirar: um ato a ser conscientizado para uma vida saudável _ o "Efeito Pranayama" _ Nanditha Prasad Ram

Ao ler o artigo abaixo, parei por alguns minutos para refletir.
Me lembrei quando fiz Yoga, lá pelos idos de 1975.
E como gostava das aulas, das posturas e dos exercícios de meditação e respiração.
Não perdia por nada desse mundo. 

Hoje, passados mais de 38 anos, confesso que surge uma mistura entre o foi bom parar e o deveria ter feito mais.
Explico: 
Naquele momento de minha vida, em fase adolescente, com todos os hormônios explodindo e muito afins de fazer tudo e não me mexer pra nada (conflitos naturais da idade) a Yoga trouxe vários e saudáveis benefícios, que carrego até hoje, mas também um malefício (bem particular) que foi me tornar alienado ou imune ao meio ambiente que vivia, à dura e árdua realidade... e isso só compreendi totalmente faz alguns anos, ainda bem!

Atualmente, busco compensar essa particular e perigosa desconexão com a realidade, enfrentando-a com cara, coragem, determinação e principalmente, consciência positiva e alerta.
Vai daí, que entre os novos caminhos que estou a estudar e desenvolver, sempre com foco no Ser Humano e sua sinergética relação com o Ser Ambiente (pois aqui e agora estamos) o artigo que você vai ler abaixo mostra que a Sabedoria Milenar mais uma vez se faz mestre junto à Ciência, com foco em outro tema que me apaixona: a Neurociência.

O artigo foi traduzido e resumido, para indicar os pontos que entendo serem de poderoso benefício para nós, Seres Humanos e portanto compostos de Corpo_Mente_Alma.
Boa leitura e muita vibração SYN! para você, hoje e sempre, de coração.

"Nós respiramos sem buscar um segundo pensamento e tornar esta função corporal particular uma garantia de vida.
No entanto, os cientistas estão agora a dizer que dar a cada respiração um pensamento realmente pode levar-nos a um lugar de profunda e duradoura felicidade e saúde. 

De acordo com a neurociência, o ato de respirar conscientemente nos traz excelentes vibrações:
_ Abre o caminho para a melhora da imunidade
_ Inibe a resposta de luta ou fuga ao stress
_ Induz um estado de relaxamento
_ Cria estabilidade emocional
_ Produz uma melhora cardiovascular e respiratória
_ Antídoto perfeito para a depressão
_ Ajuda na gestão de medicamentos livrando-nos de dor. 
Esta lista de efeitos não é de forma abrangente, é apenas a ponta do iceberg.

Pranayama: o que é e como funciona?

Pranayama é uma técnica de Yoga que coloca os controles para respirar de volta em suas próprias mãos. 
Literalmente, a palavra significa "EXTENSÃO DA FORÇA DA VIDA", e na prática você se envolve com as nuances da respiração. 
Esta técnica de Yoga especial e antigo muda a luz em nossos espaços escuros - os lugares em seu corpo-mente que você não ousaria visitar. 
O Pranayama trabalha no campo do sistema nervoso para melhorar muito a mecânica do mesmo, pois ele influencia o que a gente sempre entendia que era além do domínio de influência.

Pranayama tonifica o nervo vago e gerencia a ansiedade.

A respiração consciente estimula o sistema nervoso parassimpático através do nervo vago, que vai da base do cérebro, por todo o caminho até o abdômen. 
Ele é responsável por gerenciar as respostas do sistema nervoso e reduz a frequência cardíaca, entre outras.
O neurotransmissor acetilcolina é liberada pelo nervo vago e desempenha um papel fundamental no aumento da calma e foco. 
Portanto, quanto mais você estimula o nervo vago, mais acetilcolina libera, reduzindo diretamente os níveis de ansiedade. 
Adultos que apresentam níveis mais elevados de tônus ​​vagal também experimentam sentimentos elevados de conexão e emoções positivas, e este aumento amplifica ainda mais o tônus ​​vagal.

Pranayama controla a hipertensão e reduz a frequência cardíaca.

A prática constante da respiração consciente pode reduzir a pressão sanguínea e acalmar o coração. 
Este, por sua vez, dizem os cientistas, aumenta a vida útil dos vasos sanguíneos. 
A prática regular e de longo prazo de Pranayama pode ajudar na prevenção de doenças do sistema nervoso:
_ AVC _ acidente vascular cerebral
_ Dor de cabeça
_ Enxaqueca
_ Mal de Parkinson

Outra vantagem notável de Pranayama é que breca as células cinzentas de diminuir com a idade.
Ou seja, a sua capacidade de executar no seu melhor permanece relativamente intacta à medida que envelhecem e sua memória e foco também não sejam prejudicados no processo.
Uma interessante constatação científica sobre os benefícios do Pranayama é que a expressão de genes envolvidos na resposta ao estresse pode ser alterada de uma forma que pode, potencialmente, diminuir a reatividade do corpo-mente ao estresse. 
Isto irá automaticamente melhorar a função imunológica, atividade metabólica e secreção de insulina. 

Pranayama é um grande exemplo de como a matéria pode ser influenciada através do ato sutil de percepção ou observação objetiva. 

Toda a sua biologia pode ser influenciada por simplesmente tornar-se consciente da sua respiração e, em seguida, manipulá-lo, a fim de mover os controles do cérebro primitivo para o córtex pré-frontal - um efeito direto de infundir o fôlego com sua atenção consciente.  
Por exemplo, as emoções estão sob a autoridade jurisdicional do córtex pré-frontal, como fazem muitos outros aspectos mentais e emocionais do ser. 
Portanto, quando você alterar a sua consciência em torno de sua respiração, sua consciência é provocada para alterar o seu corpo-mente para melhor.

Autor: Nanditha Prasad Ram é um consumidor e da saúde jornalista e terapeuta holístico praticando cuja missão é informar, educar, capacitar e transformar.

Seu blog está disponível em http://www.bindumandalayoga.blogspot.in

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Namaste, Axé, Amém, Syn!

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