View Rico Mäder's profile on LinkedIn

segunda-feira, 4 de março de 2013

Senso Sistêmico: Fritjof Capra e Leonardo Da Vinci, arte, ciência e tecnologia, syn!

Impossível deixar de registrar e compartilhar essa notícia.
Primeiro porque ambos _ Capra e Da Vinci _ representam a inteligência humana e todas as suas vertentes de observar, analisar, pesquisar e realizar aquilo que acreditam vai nos tornar, todos, melhores seres.

Segundo porque a análise que Fritjof Capra faz de Leonardo Da Vinci considera-o um Ser Sistêmico.... e isso é genial!!!

Terceiro porque sou fã dos dois, syn!
Eis a notícia, para seu deleite...


"Fritjof Capra lança análise da obra de Leonardo Da Vinci" 
Físico fala do maior gênio do Renascimento italiano, que tem dois livros lançados sobre sua obra como anatomista e engenheiro
ANTONIO GONÇALVES FILHO - O Estado de S.Paulo

O físico vienense Fritjof Capra, conhecido pelo best seller Ponto de Mutação, admite que não poderia ter avaliado os trabalhos científicos do gênio renascentista Leonardo da Vinci (1452- 1519) sem a ajuda de colegas especializados em outras disciplinas. 
Ele faz a revelação logo no começo de seu livro A Alma de Leonardo da Vinci, que a editora Cultrix colocou no mercado quase que simultaneamente ao lançamento de Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci, coedição luxuosa da Ateliê Editorial e a Editora Unicamp que reproduz 215 gravuras anatômicas do pintor.
Capra fala também desses desenhos em seu livro. 
É possível, portanto, entender a razão de ter recorrido a colegas para empreender uma análise do pensamento científico de Da Vinci, definido por ele, em entrevista exclusiva ao Estado, como
a "síntese perfeita entre arte, ciência e tecnologia".

Reprodução

Da Vinci (1452- 1519) foi um 'pensador sistêmico', diz Capra.
A herança cultural deixada por Da Vinci é especialmente valiosa para nosso tempo, diz Capra, por ter sido o pintor um pesquisador sistêmico, "um observador da natureza que não teve influência direta sobre os cientistas que vieram logo depois dele - por não ter publicado suas descobertas -, mas que é fundamental para o século 21, quando problemas globais tendem a ser analisados segundo uma perspectiva interdisciplinar".
A essência de sua "alma", segundo Capra, é justamente "a conjunção de sua curiosidade intelectual com engenho experimental".
E coragem, faltou acrescentar. 

O livro Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci, por exemplo, traz 1.200 desenhos que não seriam possíveis sem que desafiasse a bula papal, partindo para a dissecção de cadáveres, punida em sua época com a excomunhão.
Se Da Vinci vivesse hoje, arrisca Capra, ele seria um cientista holístico, lutando pela sustentabilidade.
"É difícil afirmar categoricamente que Leonardo teria seguido esse caminho quando se trata de um gênio de personalidade complexa, mas tudo indica que sim." 
Só um artista que definiu a pintura como fruto da observação da natureza e estudou a correlação dos padrões botânicos e animais, de acordo com Capra, podia dizer que "entender um fenômeno é associá-lo a outros fenômenos"
Séculos antes das especulações futuristas do filme Matrix, Da Vinci já levava em conta a similaridade de padrões nos mundos animal e vegetal.

Curiosamente, para um homem tão sábio, segundo Capra, não se encontra nos cadernos de anotações de Da Vinci uma só linha sobre suas emoções.
Ele analisou esses caóticos cadernos de notas, seguindo o método empírico do artista - basicamente apoiado na observação dos fenômenos naturais -, mas não descobriu em nenhuma das 6 mil páginas, dispersas entre bibliotecas e museus, uma mísera referência à vida privada de Da Vinci.

"Há só uma nota em que ele registra a morte do pai, ainda assim de passagem."

http://kdfrases.com/frase/125236
Os estudos sistêmicos de Da Vinci são fundamentalmente diferentes da ciência mecanicista de Galileu (1564-1642) e Newton (1643-1727)

Nem tudo se explica pelas leis da mecânica.
Essas são ideias do século 17 que Leonardo não aprovaria se tivesse nascido nele.
Capra apresenta a ciência das formas orgânicas de Da Vinci como "radicalmente diversa" de seus seguidores.
"Como cientista, ele coloca a vida no centro de tudo, mostrando que os fenômenos naturais são interdependentes e interligados." 
Esta, observa Capra, é com certeza uma boa lição para a ciência atual.
"Ele foi o primeiro anatomista moderno, um ecofilósofo e ecocientista que não viu o corpo humano apenas como uma máquina."

Link da notícia: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fritjof-capra-lanca-analise-da-obra-de-leonardo-da-vinci,1004102,0.htm
http://synerhgon.com.br/redessociais.htm
PS: Se gostou, compartilhe com familiares, amigos e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário