sábado, 8 de outubro de 2016

Música Clássica, seus benefícios e a espiral de outra descoberta genial \o/ Gustav Hoslt

Entre as descobertas de se navegar pela jornada da Vida, destaco a de se deliciar com a Música Clássica.

Recordo-me que os primeiros contatos com essa maravilhosa leitura dos sentimentos e das sensações foram lá pelos meus 17 anos de idade terrena.
Na época, comecei a escutar a Cultura FM, da qual tornei-me fã!

Como tudo que nos desperta interesse exige que busquemos vencer a inércia do desconhecido, fui ao longo dos anos mergulhando em seus principais intérpretes.
Curiosamente, este exercício de enfrentamento do desconhecido mundo da música clássica abriu outras portas, como outras formas de arte e da ciência, interceptando-se em espirais e sempre abrindo e intercalando novos portais de conhecimento, aprendizado e sabedorias universais.

E cá estamos, em pleno século XXI.
Hoje, novamente ao ouvir a Cultura FM, enquanto trabalhava fui agraciado pelo locutor que ouviríamos Gustav Holst e desconhecia sua passagem entre nós que foi de 1874 até 1934.
E sua mais conhecida composição... Os Planetas.



Curioso, comecei a receber sua tradução dos planetas e simplesmente lá estava na espiral novamente.

Assim, compartilho o que encontrei, pois creio que, aqueles que buscam conhecimento e sua associação imediata com sua Vida e crescimento Espiritual, vão adorar, syn!

Ao bater o tambor em ECOSIA, encontrei uma informação que nos ajuda a entender a importância da inclusão, nos hábitos humanos, da música clássica:


Escutar música clássica ativa genes associados ao cérebro, diz estudo - Música pode tornar menos ativos genes ligados à degeneração cerebral. Resultado abre portas sobre os efeitos da musicoterapia.

Escutar música clássica com frequência ativa os genes associados à função cerebral e ajuda a prevenir as doenças neurodegenerativas, segundo um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia.
Até agora os especialistas sabiam que escutar música representa uma complexa função cognitiva do cérebro que provoca diversas mudanças neurais e fisiológicas, mas pouco havia sido estudado sobre os efeitos em nível molecular.
Os investigadores queriam estabelecer as alterações genéticas ocasionadas pela música clássica. 
Para isso, foi examinado o sangue de um grupo de 48 pessoas antes e depois de escutarem o Concerto para Violino número 3, de Mozart.
Dirigido pelo professor Chakravarthi Kanduri, ele concluiu que escutar música clássica com frequência aumenta a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina, na neurotransmissão sináptica, na aprendizagem e na memória.
Além disso, a música contribui para tornar menos ativos os genes envolvidos na degeneração do cérebro e do sistema imunológico, o que reduz o risco de contrair doenças neurodegenerativas como o Mal de Parkinson ou a demência senil, segundo os cientistas.
"Os efeitos genéticos foram identificados apenas nos participantes que são muito fãs de música ou músicos profissionais, o que ressalta a importância que a música é algo muito familiar", explicaram os autores do estudo.
Relação pássaro-homem
Curiosamente, vários dos genes analisados que se ativam ao escutar música também estão presentes nos pássaros cantores e são os responsáveis pela capacidade dessas aves de aprender a cantar.

Esse fato, segundo os cientistas, sugere que exista  "um cenário evolutivo comum na percepção dos sons entre os pássaros cantores e os humanos".
Segundo eles, os resultados dessa pesquisa proporciona uma nova informação sobre a origem molecular da percepção musical e a evolução, e abrem portas para novas descobertas sobre mecanismos moleculares subjacentes na musicoterapia.

Que demais!!!! (os negritos no texto acima são meus)
E eis que aqui estou a escrever e escutar, pela segunda vez em seguida, a música Os Planetas, de Gustav Holst.
Ele traduziu de forma incrível, poderosa e expansiva, Marte, Vênus, Mercúrio...
Imediatamente associei com a Mitologia, Astrologia, Chakras e afins... uma poderosa diversão, sem dúvida!!!

Apreciem, colocando em tela cheia e volume de áudio no máximo, syn!


Fontes:
Radio Cultura FM: 
http://www.radios.com.br/aovivo/radio-cultura-1033-fm/11335 
Postagem de G1 Globo:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/03/escutar-musica-classica-ativa-genes-associados-ao-cerebro-diz-estudo.html
Blog OSerDaMusica:
http://oserdamusica.blogspot.com.br/2009/06/gustav-holst-os-planetas-op-32.html
Website sobre Gustav Holst:
http://www.gustavholst.info/
Busca via ECOSIA:
https://www.ecosia.org/search?q=gustav+holst&region=&lang=&f=false

PS: Se gostou, compartilhe com familiares, amigos e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário